Curiosidades do tênis de mesa

As raquetes nem sempre foram da maneira que conhecemos. Antes de serem regulamentadas pela ITTF, todo tipo de material era utilizado, bastava criatividade. Entre os materiais mais inusitados estavam: esponjas com espessuras de 5 polegadas, pura madeira e lixa.

A nomenclatura pingue-pongue foi registrada por Parker Brothers, que levou uma grande quantia em dinheiro da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos - USATT, como exigência para os direitos da marca. Como resposta a comunidade deu para o esporte seu próprio nome: tênis de mesa.

Jogadores de alto nível podem fazer jogadas com giros de até 9000 rotações por minuto.
As bolas de tênis de mesa não são simplesmente ocas. Elas recebem gás pressurizado em seu interior.


Atualmente, mais de 30 companhias de tênis de mesa ao redor do mundo produzem materiais para jogos. Desde raquetes até uniformes para treinamento.
Alguns países como Suécia e China, pagam os jogadores de nível somente para treinar e jogar pelo país.
.
A velocidade alcançada após uma cortada de um atleta adulto no tênis de mesa, geralmente supera a velocidade de 200 km/h. Ruim para quem precisa defender esse golpe, pois o tempo de reação (milésimos de segundo) e a distância percorrida pela bola - inferior a 3 metros, são muito curtos.


O tênis de mesa é um esporte que não requer biotipo específico como em outras modalidades, cujos atletas são obrigatoriamente muito altos. Encontramos no tênis de mesa os mais diversos tipos físicos entre os melhores atletas do mundo. Entre atletas de alto nível encontramos a chinesa Deng Yaping, seguramente uma das melhores jogadoras de todos os tempos, que mede pouco mais de 1,50m. O atual campeão olímpico, o chinês Liu Guoliang, mede cerca de 1,70m, ao passo que atletas como Vladimir Samsonov, da Bielorússia, têm quase 2,00m. Seus corpos não influenciam nos resultados, pois o esporte que permite que o jogador adapte seu corpo às diversas maneiras de disputa.
Maiores medalhistas


MASCULINO
G.V. Barna – húngaro - com 22 medalhas (7 de equipe, 5 de individual, 8 de Dupla Masculina e 2 de Dupla Mista). Também possui 5 títulos de Campeão Mundial.
Chuang Tsé-tung – campeão mundial em 1961-1963-1965 (os três títulos foram conquistados em cima do mesmo oponente, outro chinês - Li Fu-jung.
Guo Yuehua – campeão mundial em 1981 e 1983 (também venceu as custas de outro compatriota - atual técnico da seleção chinesa Cai Zhenhua.
FEMININO
M.Mednyansky – húngara - conquistou 18 títulos (5 de individual, 7 de Dupla Feminina e 6 de Dupla Mista).
Pak Yung Sun (KD) venceu a chinesa Zhang Li nas finais de 1975 e 1977.
A. Rozeanu – Romênia - recordista de títulos individuais (6 vezes Campeã Mundial)