top of page

Rio 2016: entenda como são definidas as vagas brasileiras do tênis de mesa nas Olímpiadas do Rio de Janeiro

Em 2016 o tênis de mesa terá um total de 172 atletas disputando medalhas nas categorias individuais e por equipes – homens e mulheres.

Jogos Olímpicos

5 a 21 de agosto de 2016

Serão seis torneios continentais, realizados entre os meses de julho de 2015 e abril de 2016 vão definir 40 vagas para as disputas de simples de cada gênero. Além disso, 22 vagas serão preenchidas pelos melhores colocados no ranking da ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa) de maio de 2016, respeitando a regra de no máximo duas vagas por país. 

Assim como as demais seleções, o Brasil poderá ter até dois atletas em cada naipe nos torneios individuais. Com a vitória de Hugo Calderano nos Jogos Pan-Americanos, o Brasil deixa de utilizar a vaga masculina destinada ao país-sede, que será realocada pela ITTF.

Na disputa por equipes serão 22 times. Por ser país-sede, o Brasil está garantido. Como cada equipe é formada por três atletas, a composição se dará de duas possíveis maneiras. Caso dois brasileiros se classifiquem para o torneio individual, a Confederação poderá indicar um terceiro para a equipe; caso um brasileiro se classifique para o individual, a Confederação poderá indicar dois atletas para a equipe. Os jogadores indicados podem disputar apenas o torneio por equipes.

bottom of page